A Junta de Freguesia da Ribeirinha quer construir um curral de movimentação de gado bravo ou, por outras palavras, uma praça de toiros na zona da Serra, justificando o empreendimento com a actual existência de três ganadeiros nessa localidade do concelho de Angra do Heroísmo.
Para já, as atenções estão centradas na apresentação do Projecto da Zona de Lazer da Ribeirinha que, numa segunda fase, irá dividir o espaço e ambiente com a futura arena.
Terá lugar amanhã, na sede do Grupo de Folclore da Ribeirinha, pelas 20h30, e faz parte integrante do programa de comemoração dos 443 anos da Freguesia.

A ideia da construção de uma pequena praça de toiros na zona da Serra da Ribeirinha é justificada pelo presidente da Junta de Freguesia com a actual existência de três ganadeiros naturais e residentes nessa localidade do concelho de Angra do Heroísmo.

Segundo António Toste, as linhas do projecto serão traçadas e expostas à consideração pública muito em breve mas, para já, salienta as características da zona que, numa primeira fase, será ocupada por um Parque de Lazer.

Esse projecto terá apresentação amanhã, dia 29, na sede do Grupo de Folclore da Ribeirinha, pelas 20h30, e faz parte integrante do programa das comemorações do 443º aniversário da Freguesia.

“Antes tratámos de melhorar as acessibilidades em volta da freguesia, tendo em conta a sua morfologia inclinada e ruas estreitas, agora estão reunidas as condições para criarmos um espaço para piqueniques num local privilegiado e com um miradouro próximo ”, contextualiza António Toste, à conversa com a “a União”, sublinhando a futura construção de uma casa de apoio típica, forrada a pedra, mesas e bancos, grelhadores fixos, plantação de arvoredo, numa dimensão apropriada para acolher centenas de pessoas.

“Terá ainda um campo multiusos e um parque infantil. Essa obra faz parte de um conjunto de iniciativas que visam promover a fixação das camadas mais jovens na freguesia”, acrescenta.

Em termos de financiamento, o presidente da Junta de Freguesia da Ribeirinha adianta que o projecto da Zona de Lazer, orçado em 150.00 mil euros, excluindo a eventual arena, será suportado por fundos comunitários, através do programa da GRATER, em cerca de 60 por cento, sendo a restante verba dos cofres da autarquia e do governo regional.

“Numa segunda fase queremos construir um curral de movimentação de gado bravo. A Ribeirinha tem presentemente três ganadeiros e, por isso, faz sentido alargar o projecto inicial a essa nova infraestrutura”, avança.

Comemoração dos 443 anos

O programa das comemorações do 443 aniversário da Freguesia da Ribeirinha arranca amanhã, sexta-feira, pelas 20h30, dupla apresentação pública na sede do Grupo de Folclore local.

Para além de dar a conhecer o Projecto da Zona de Lazer a toda a comunidade residente, a Junta de Freguesia irá lançar o seu novo site, sendo que a entrada é aberta a todos os interessados em marcar presença na actividade.

Já no dia seguinte, sábado, 1 de Maio, o Padre Mateus Gonçalves Toste será homenageado a título póstumo, numa cerimónia marcada para as 10h45, seguindo-se Missa Campal, celebrando em paralelo o Dia da Mãe, e almoço.

Realizar-se-á a tradicional tourada à corda, pelas 18h30, no Largo da Fonte, com toiros das ganadarias João Quinteiro e Manuel João Rocha, a qual será antecedida pelas actuações dos Grupo Folclórico da Ribeirinha, Filarmónica U.C. Serra da Ribeirinha e Filarmónica R. Lavradores da Ribeirinha.

O programa inclui também actividades direccionadas para as crianças e jovens, respectivamente insufláveis e rally paper.

Entretanto está a decorrer as inscrições para a participação no Concurso de Maios junto dos serviços administrativos da Junta de Freguesia da Ribeirinha.

Sónia Bettencourt
FONTE: A União Online