PATRIMÓNIO NATURAL

FURNA DE ÁGUA

A Fonte da Furna de Água, é uma nascente de água doce que, no último século, alimentava dezassete dos dezoito chafarizes existentes na freguesia. Inicialmente abastecia toda a população através do chafariz existente na fonte.

Actualmente existem vinte e quatro chafarizes e torneiras, diversos lavadouros públicos, com água encanada.

Sendo uma freguesias mais ricas de água da ilha, pois esta na ribeira que atravessa a Ribeirinha de Norte a Sul, como se vê pelo seu nome.

SERRA DA RIBEIRINHA

Vale a pena subir ao ponto mais elevado da Serra da Ribeirinha, a 410 metros de altitude, para apreciar a paisagem sobre a freguesia da Ribeirinha e o ilhéu das Cabras, avistando-se ao longe a cidade de Angra e o Monte Brasil.

No cimo da Serra, existem dois miradouros, onde poderá obter uma boa panorâmica de toda a freguesia da Ribeirinha, da Cidade de Angra do Heroísmo, do Monte Brasil, dos Ilhéus das Cabras e da freguesia da Feteira. Poderá ainda contemplar a paisagem do interior da Ilha.

Este local convida a uma permanência mais demorada pois a relação entre o homem e o ambiente envolvente traz um convívio invulgar.

Devido às características acima mencionadas, os solos são extremamente férteis, proporcionando bons cultivos, principalmente de milho e trigo.