É com grande satisfação que vemos a evolução e desenvolvimento da nossa Freguesia. Apesar da situação económica ser desfavorável, tem sido possível à Junta de Freguesia da Ribeirinha manter um bom nível de investimento, bem como apoiar as instituições e coletividades e ainda colaborar e organizar atividades que dinamizem a freguesia por se considerar relevante a existência de uma oferta cultural ao nosso povo. Tem sido com empenho, com rigor e transparência que temos conseguido desenvolver todo este trabalho em prol da Ribeirinha.

Este ano, para além da receita corrente, prevemos um investimento a rondar meio milhão de euros incluindo as transferências da candidatura ao Prorural, para a construção da Zona de Lazer. Sendo este, um ano de maior contenção, contrariamente para nós, Junta de Freguesia, é o ano de maior investimento concretizado, contando ainda com outros investimos realizados, pela Câmara Municipal.

As Juntas de Freguesia estão dependentes das transferências do orçamento geral do Estado (FFF), ou seja, as receitas próprias são insuficientes para a sua sustentabilidade.

O investimento até agora realizado, só foi possível, graças aos protocolos de colaboração obtidos através da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Regional dos Açores.

A Ribeirinha hoje possuiu, quer a nível Local, quer a nível Regional uma grande importância politica, este facto deve-se ao apoio e à confiança de todos vós, sem o qual não seria possível alcançarmos este patamar. É fundamental manter esta força, esta vontade e determinação, de modo a conseguirmos manter o nível de investimento até agora alcançado e assim, continuar a desenvolver e a mudar a nossa Freguesia para melhor.

Neste sentido, é de realçar, também, o apoio e empenho do Dr. Sérgio Ávila, que tem contribuído ativamente para o desenvolvimento do Concelho de Angra do Heroísmo, da Ilha Terceira e da Região e particularmente para a evolução desta Freguesia. Estou certo que vamos com certeza continuar a contar com o seu empenho e apoio, mas acima de tudo queremos continuar a merecer a vossa confiança e o vosso apoio, o qual é imprescindível para continuarmos a trilhar o caminho do sucesso.

Em 2005, enquanto candidato a Presidente de Junta de Freguesia, após diversos contatos com representantes das instituições e coletividades, cidadãos da Freguesia e entidades públicas e privados, apresentamos um plano de desenvolvimento para a Ribeirinha, desde então temos vindo a desenvolver todo este trabalho. O plano contempla a melhoria dos acessos, do estacionamento dos veículos, de infraestruturas, da segurança das pessoas e bens, do ambiente, do apoio às famílias mais carenciadas, às instituições e coletividades, entre outras melhorias de carater eventual.

A concretização deste plano tem dois objetivos comuns e fundamentais, procurar melhorar a Freguesia no seu todo e oferecer melhores condições de vida aos nossos cidadãos, fazendo da Ribeirinha um lugar melhor e apetecível para se viver, visando sempre as pessoas e as famílias, porque são elas o garante do nosso desenvolvimento, a nossa preocupação e a razão de ser do nosso trabalho.

Quero, em nome da Freguesia e em meu nome pessoal reconhecer e agradecer o esforço de todos aqueles que têm trabalhado e trabalham em prol da Ribeirinha, na defesa das nossas raízes, das nossas tradições e da nossa cultura, da cultura de um povo que gosta e ama a sua terra.

Com a mesma firmeza e empenho de sempre, continuaremos a trabalhar na defesa dos nossos interesses, fazendo mais e melhor pela nossa Freguesia e pelos nossos cidadãos.

Bem-haja a todos!
Sempre ao dispor!

António Toste