A todos aqueles que ao longo destes anos contribuíram com a sua dedicação, empenho, generosidade e trabalho para a remodelação e restauro da Igreja Paroquial de São Pedro da Ribeirinha.

A cerimónia que agora celebramos, da Dedicação da Igreja e do Altar, é o culminar de várias etapas a que nos propusemos ao longo destes últimos doze anos. As obras de remodelação e restauro que agora se apresentam diante de nós é o resultado de muito trabalho e dedicação de muitas pessoas que em grupo ou individualmente contribuíram para o melhoramento, a riqueza e a beleza deste templo.

De fato sem o empenho e a dedicação de vários Conselhos Administrativos e de muitos cristãos, que manifestam um grande amor pela sua igreja, não teria sido possível chegar a este dia.

“«Vós sois o edifício de Deus», chama São Paulo à comunidade cristã, para sublinhar que a Igreja é obra de Deus, «templo espiritual», no sentido de que é habitada e animada pelo Espírito Santo. Depois da Ressurreição e Ascensão, Jesus deixa de estar visível aos olhos dos discípulos, mas contínua presente e actuante no meio dos Seus, através do Espírito Santo.

O Mistério da Encarnação de Deus não é uma lenda. É uma realidade. Embora esteja em toda a parte, Deus «encarna» a Sua presença nas realidades humanas. O templo material é o lugar, onde a comunidade cristã se reúne para celebrar os Sagrados Mistérios e onde se encontra o Santíssimo Sacramento.”(D. António de Sousa Braga in Pilar dos Tempos)

Agradeço a Deus e a todos a concretização deste projecto. Que este lugar que hoje dedicamos seja a casa de todos, da grande família que são os baptizados que formam a comunidade cristã da Ribeirinha e ao mesmo tempo um lugar de encontro de todos com Deus.

Pe. António Pereira
FONTE: http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=27910